UNESCO

Definição: UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) é uma agência especializada da ONU (Organização das Nações Unidas). Tem como principal objetivo a promoção da paz entre as nações do mundo, por meio da educação, da ciência e da cultura, de forma a serem respeitadas a justiça, os direitos humanos e os direitos do Estado.


Histórico: a iniciativa de um órgão nesses moldes tem suas origens ainda durante o período Entre-guerras (1919-1939), no seio da Liga das Nações. Em dezembro de 1925, o primeiro órgão preocupado com a educação foi criado, o Bureau Internacional de Educação. Esse teve seus trabalhos interrompidos pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A assinatura da Carta do Atlântico e da Declaração das Nações Unidas, da Conferência dos Ministros Aliados da Educação (CAME) iniciou reuniões em Londres, que continuaram de 16 novembro de 1942 até a data-início de criação do órgão. A CAME, de acordo com as diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional (UNCIO), estabelece em 1945 uma organização educacional e cultural (ECO / CONF). Funda-se então, em 16 de novembro de 1945, em Londres, a UNESCO, que hoje concentra sua sede em Paris. A constituição da UNESCO, no entanto, entrou em vigor quase um ano após, em 4 de novembro de 1946. Inicialmente, contou com a participação de 27 países-membros. Durante a Guerra Fria e os processos de descolonização da África e da Ásia, muitos novos membros aderiram à instituição. Somente na década de 1960, dezenove novos países africanos tornaram-se membros. Alguns ficaram momentaneamente afastados, por razões políticas e ideológicas, como a África do Sul (1957-1994), Estados Unidos (1985-2003), Cingapura (1986-2007), República da Irlanda (1986-1997) e Grã-Bretanha (1986-1997). No Brasil, estabelece escritório em 19 de junho de 1964, na capital Federal Brasília, tendo suas atividades iniciadas somente em 1972. Atualmente o escritório de Brasília é um dos mais importantes do mundo.

 

Comentário: a importância da UNESCO pode ser analisada pela constituição em lócus privilegiado de discussão acerca da destinação social da ciência, da cultura e da educação em regiões periféricas (MAIO, 2005). Esse debate hoje abrange os diversificados tipos de produção educativa, científica e cultural, inclusive os patrimônios digitais, conhecidos por sua efemeridade e processo de exclusão social. Desde 1972, iniciou-se também o processo de construção de um patrimônio global, onde os bens patrimoniais comuns da humanidade estariam protegidos, o que realça ainda mais a importância dessa instituição.

Autoria: Felipe Rodrigo Contri Paz

 

Referências

ARCHIBALD, G. Les États-Unis et L´UNESCO 1944-1963. Paris, Publications de la Sorbonne, 1993.

CUSTÓDIO, Luiz Antonio Bolcato. Patrimônio mundial: trajetória, práticas e desafios. In: Ciências & Letras. n. 31. Jan./Jun. 2002. Porto Alegre. p.219-230.

MAIO, Marcos Chor. A Unesco e o projeto de criação de um laboratório científico internacional na Amazônia. Estud. av. [online]. 2005, vol.19, n.53, pp. 115-130. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142005000100007.

______. O Brasil no concerto das nações: a luta contra o racismo nos primórdios da Unesco. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. V (2), 1998, pp. 375-413.

UNESCO. Disponível em: <http://www.unesco.org>.

 


Still quiet here.sas

Deixa um comentário