Arquivos da Categoria: I

IMAGINÁRIO

Definição: Gilbert Durand (2001) afirma que todo imaginário humano articula-se por meio de estruturas plurais e irredutíveis, limitadas a três classes que gravitam ao redor dos processos matriciais do “separar” (heróico), “incluir” (místico) e “dramatizar” (disseminador), ou pela distribuição das imagens de uma narrativa ao longo do tempo. (p. 40). O imaginário, nas suas manifestações mais típicas, sejam elas o sonho, o onírico, o rito, o mito, a narrativa da imaginação, entre outras, e “em relação lógica ocidental de Aristóteles, … Continue lendo

INOVAÇÃO SOCIAL

Definição: Em linhas gerais, diz-se que inovação é um conjunto de atividades que pode englobar desde a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico até a introdução de novos métodos de gestão da força de trabalho (DAGNINO, 2010). Ao agregarmos o termo social, enfatiza-se que é um tipo de iniciativa que permite melhorar a vida de um grupo, ou da sociedade como um todo, mediante a produção de bens ou de serviços que beneficiam o uso coletivo. Também pode se caracterizar pela … Continue lendo

INCLUSÃO SOCIAL

Definição: a expressão “inclusão social” tem sido bastante veiculada e discutida pelos diversos segmentos da sociedade. Existem várias concepções para o uso desse termo, mas há uma unidade: a inclusão social indica o processo de conquista dos direitos por parte dos mais diversos segmentos sociais, tais como pessoas portadoras de necessidades especiais, indivíduos excluídos e discriminados em razão da raça, do sexo, da orientação sexual, da idade, da origem-etnia, da situação de vulnerabilidade social, entre outros. O termo inclusão associado … Continue lendo

ICOM

Definição: o Comitê Internacional de Museus (ICOM) é uma organização não-governamental, conveniado com a UNESCO, que desenvolve papel de instituição máxima da organização dos Museus. Não possui fins lucrativos, sendo financiada apenas pelos seus membros e por patrocínios públicos e privados. Tem como objetivo o estudo das tipologias museais, bem como as necessidades e os desafios dos profissionais e dos museus. Histórico: suas origens remetem a 1926, com a criação do Escritório Internacional de Museus, que teve seu funcionamento e … Continue lendo

ITINERÁRIO CULTURAL

Definição: Toda via de comunicação terrestre, aquática ou de outro tipo, fisicamente determinada e caracterizada por possuir sua própria e específica dinâmica e funcionalidade histórica, a serviço de um fim concreto e determinado, que reúna as seguintes condições: a) ser resultado e reflexo de movimentos interativos de pessoas, bem como intercâmbios multidimensionais, contínuos e recíprocos de bens ideais, conhecimentos e valores entre povos, países, regiões ou continentes, ao longo de consideráveis períodos de tempo; b) ter gerado um processo fecundo, … Continue lendo

INFOGRAFIA

Definição: De Pablos, afirma que a infografia é informação gráfica, visual, que existe desde a primeira união comunicativa entre um desenho ou uma pintura enfatizado por um texto alusivo; é apresentação impressa do binômio “imagem + texto”, qualquer que seja o suporte. A infografia tem a função de facilitar a comunicação, ampliar o potencial de compreensão pelos leitores e permitir uma visão geral dos acontecimentos. No jornalismo é muito comum ocorrer eventos importantes, ou acontecer fatos marcantes que tenham muitas … Continue lendo

IMAGINÁRIO

Definição: O substantivo imaginário se originou do termo latino imaginarius, a, um, aplicável ao construtor de retratos em pintura ou escultura. Por imaginário social se tem entendido o acervo cultural imaterial produzido pela imaginação, pertencente a determinada comunidade cultural. Constitui-se de imagens muito diversas, construídas e preservadas a partir do mundo concreto-sensorial, mas não necessariamente fiel a ele.   Histórico: o substantivo imaginário é também, mas menos comumente, empregado para designar o conjunto de percepções, concepções e valores imaginários de … Continue lendo