ITINERÁRIO CULTURAL

Definição:

Toda via de comunicação terrestre, aquática ou de outro tipo, fisicamente determinada e caracterizada por possuir sua própria e específica dinâmica e funcionalidade histórica, a serviço de um fim concreto e determinado, que reúna as seguintes condições: a) ser resultado e reflexo de movimentos interativos de pessoas, bem como intercâmbios multidimensionais, contínuos e recíprocos de bens ideais, conhecimentos e valores entre povos, países, regiões ou continentes, ao longo de consideráveis períodos de tempo; b) ter gerado um processo fecundo, múltiplo e recíproco, no espaço e no tempo, das culturas afetadas o qual se manifesta tanto em seu patrimônio tangível como intangível; c) ter integrado em um sistema dinâmico as relações históricas e os bens culturais associados à sua existência. Os tipos de Itinerários Culturais, no que se refere à sua duração cultural, são os que já não se utilizam, ou os que continuam desenvolvendo-se sob as influências de intercâmbios sócio-econômicos, políticos e culturais. Em sua identificação, no caso de um Itinerário Cultural Vivo, devem manter-se as relações e as funções dinâmicas a serviço do fim concreto e determinado que deu lugar à sua existência e que serviu ou servem para caracterizá-lo e identificá-lo ainda no caso em que os processos que o originaram tenham sofrido uma evolução, incorporando novos componentes ao mesmo. Esses novos componentes deverão ser avaliados no marco de sua relação funcional com o Itinerário Cultural e poderão ocorrer, no caso em que existam bens que ainda, ostentando valores patrimoniais em si mesmos, não possam ser considerados como componentes do Itinerário Cultural por não informar parte do mesmo.



 

 

Histórico: em 1997 criou-se o Instituto Europeu de Itinerários Culturais, instituição dedicada a acompanhar os promotores dos itinerários já eleitos, a ajudar os que contribuem com novos projetos para pôr em prática suas iniciativas e para difundir informação a respeito desse programa. Todos eles fazem parte de uma lista integrada por 36 itinerários culturais europeus, tais como O itinerário Mozart (1990), Os celtas (1990), As rotas dos vikings (1992), As rotas dos fenícios (1994), O humanismo (1994), A via régia (2005) e As rotas do olivar (2005), entre outros.

Comentários: considerando as reflexões sobre as novas categorias de bens culturais que estão sendo discutidas no âmbito internacional, como as paisagens culturais e os itinerários culturais, é fundamental que tal conceito seja desenvolvido e aprimorado. Países do Mercosul consideram que os Itinerários Culturais que surgiram deliberadamente da vontade de nossos antepassados para alcançar um objetivo concreto, hoje, devam ser revalorizados e ressignificados como fonte de coesão e integração cultural. Itinerário Cultural se converte frequentemente em uma rede de caminhos que, embora tenha tido um eixo central, a rota eleita pôde deslocar-se em diversos pontos ao longo do tempo, segundo a capacidade de conhecimento do território. Segundo Ana Meira, em entrevista, também há um trabalho iniciado no âmbito do Mercosul, que é voltado aos itinerários culturais das Missões, que vem sendo desenvolvido conjuntamente pelo Brasil, Argentina e Paraguai. Além disso, o Brasil vem trabalhando com um conceito muito longo, que é o de paisagem cultural da região das Missões.

Mapa Caminho de Pedras

Fonte: Carta Internacional de Itinerários Culturais. (ICOMOS, Quebec, 2008).



 

Autoria:
Underléa Bruscato

 

Referências

Carta Internacional de Itinerários Culturais. ICOMOS, Quebec, 2008.

 

Bibliografia:

IPHAN-RS. Espaços de encontro e memória para enclaves patrimoniais en el sur de Brasil, Sigradi 2009.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário