INFOGRAFIA

Definição:

De Pablos, afirma que a infografia é informação gráfica, visual, que existe desde a primeira união comunicativa entre um desenho ou uma pintura enfatizado por um texto alusivo; é apresentação impressa do binômio “imagem + texto”, qualquer que seja o suporte. A infografia tem a função de facilitar a comunicação, ampliar o potencial de compreensão pelos leitores e permitir uma visão geral dos acontecimentos. No jornalismo é muito comum ocorrer eventos importantes, ou acontecer fatos marcantes que tenham muitas informações ou que sejam difíceis de transmitir apenas em forma de texto ou foto. Percebe-se que os grandes fatos da história e também descobertas da ciência, catástrofes, acidentes, têm merecido um tratamento infográfico maior nos meios de comunicação. Muitas vezes a questão não é só a compreensão, mas sim o tempo que o leitor necessita para receber e assimilar essa informação.  Um dos recursos mais utilizados para contornar esses tipos de problemas é o infográfico.



 

 

Histórico: a infografia multimídia mantém as características essenciais da infografia impressa, mas, ao ser realizado através de outros processos tecnológicos, agrega as potencialidades do meio a ser apresentada em outro suporte, estende sua função, altera sua lógica e incorpora novas formas culturais. Para essa interatividade chamamos de “Infografia On Line(Fig. 1) e quando não for em ambiente web consideramos “Infografia Off Line” (Fig 2). Um exemplo de revista que utiliza muito a infografia é a Revista Super Interessante.

 

Fig. 1 – Infografia On Line

Fonte: (HULBURT, 1999).

 

Fig. 2 – Infografia Off Line, Exemplo em jornal

Fonte: (HULBURT, 1999).



 

Autoria:
Underléa Bruscato

 

Referências

DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo: el periodista como creador de infografía, Madrid: Síntesis, 1999.

HULBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1999. Disponível em: <http://www.elmundo.es/elmundo/2007/graficos/oct/s4/cubo.html>. Acesso em|: 03 fev. 2011.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário