WIKI

Definição: as tecnologias da Web 2.0 são comumente denominadas de tecnologias colaborativas, tendo em vista o potencial de interação, cooperação e colaboração que tais tecnologias nos oferecem, potencializando assim os ambientes de aprendizagem. Dentre essas tecnologias, destaca-se o sistema WIKI que consiste em software colaborativo (expressa a filosofia de software livre) que permite a edição coletiva dos documentos com uma linguagem de marcação muito simples, basta a utilização de um navegador Web.
Uma das características da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas dinamicamente, pois não há necessidade de revisão do conteúdo antes da sua publicação. Os wikis são verdadeiras mídias hipertextuais com estrutura de navegação não-linear. Cada página geralmente contém um grande número de ligações para outras páginas. A maioria dos wikis é aberta a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. O registro de usuários não é obrigatório em todos os wikis, então ninguém possui a posse definitiva sobre o texto publicado,  isto é, todos podem escrever e reescrever qualquer texto. Nesse sentido, Primo e Recuero (2003) destacam que a finalidade da tecnologia wiki é a construção cooperada do conhecimento, e apontam o uso de wikis como exemplo de hipertexto cooperativo no qual todos os envolvidos se unem em torno de um objetivo comum: a construção de um texto coletivo que, para sua efetiva produção, passará por um processo de negociação: troca de ideias, aceitação de diferentes pontos de vista, escrita e reescrita, reflexão. Para Lévy (2002), esses ambientes se tornam mais poderosos quando a interação possibilita que cada sujeito seja um nó da rede, e cada nó, em constante extensão, torne-se produtor ou emissor de informações novas, imprevisíveis, e reorganize por conta própria parte da conectividade global. Desse modo, encontramos na tecnologia wiki, um grande potencial pedagógico, pois oferece esse suporte na rede hipertextual, onde o interagente passa a ser o autor do seu próprio espaço.


Histórico: em 1995, WardCunningham cria o WikiWikiWeb (wiki wiki significa rápido no Havaí) para ser uma ferramenta de compartilhamento de experiências entre programadores para auxiliar no desenvolvimento de projetos de informática, permitindo que todos os membros da equipe construíssem, alterassem e atualizassem toda a documentação proveniente de tais projetos. Desde então, o sistema de publicação Wiki tem sido empregado para diferentes propósitos. Através desse sistema o hipertexto adquire novas configurações, pois o leitor/navegador não apenas pode seguir seus próprios caminhos (ou associações), mas também criar novos links e textos dentro de um processo de produção coletiva e de simples utilização. A Wikipédia (enciclopédia online cooperativa) é um dos mais conhecidos projetos baseados no sistema WIKI.

Comentário: também se pode destacar como uma das vantagens em utilizar a tecnologia wiki as novas possibilidades para construção de páginas na Web. Conforme Mantovani (2009), a facilidade de uso das tecnologias colaborativas derruba uma das grandes barreiras de construção, edição e manutenção de páginas na Web, que era a necessidade de conhecer a linguagem HTML, protocolos como FTP ou, ainda, editores de websites. Muitos professores não se aventuravam pelos caminhos de publicação na Web em face dessas exigências. No entanto, a utilização de wikis facilita o processo de criação dessas páginas, pois qualquer pessoa pode editar e publicar conteúdo. Essa tecnologia também está sendo utilizada no mundo corporativo para compartilhar ideias, dúvidas e soluções para problemas, rompendo com a comunicação hierarquizada dentro das empresas, e, aos poucos, está substituindo o uso da Intranet.

Autoria: Ana Margô Mantovani

 

Referências

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MANTOVANI, Ana Margô. O uso das tecnologias digitais virtuais emergentes: contribuições para a constituição do futuro docente no âmbito da formação inicial em cursos de pedagogia e licenciaturas. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. UNISINOS, 2009. São Leopoldo, RS. Anais…

PRIMO, Alex, RECUERO, Raquel Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003 (quadrimestral), p.55/57.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário