O Projeto

O presente projeto propõe o estudo dos produtos representativos da memória em   diferentes suportes e linguagens, relacionados aos usos sociais da memória, dos bens culturais e da cibercultura. Especificamente, busca-se estabelecer os conceitos fundamentais das áreas de Memória Social, Bens Culturais e da Cibercultura, possibilitando, através de sua organização sistemática em forma de dicionário, uma orientação teórica comum a docentes, discentes e pesquisadores da área. Trata-se de estabelecer um fio condutor que deverá orientar aulas, seminários, publicações e a redação das dissertações e outros trabalhos monográficos, para além das especificidades de cada disciplina.

Como objetivo geral visa à organização de um Dicionário de Expressões da Memória Social, dos Bens Culturais e da Cibercultura que será disponibilizado em versão on line e, possivelmente, em versão impressa. O projeto utilizará como metodologia reunir referências materiais, imateriais e virtuais que constituem os fundamentos teóricos para o estudo da Memória Social, dos Bens Culturais e da Cibercultura, com vistas a preservar e disponibilizar a professores, mestrandos e público em geral, acesso rápido aos conceitos básicos e à bibliografia fundamental da área.
A criação do Dicionário de expressões da Memória Social, Bens Culturais e Cibercultura, deverá constituir-se em referência para pesquisadores não apenas das áreas específicas, mas de áreas afins. Nesse sentido a pesquisa terá impacto sobre os demais cursos na área de cultura, museologia, memória social, educação patrimonial e patrimônio, existentes no RS e em demais estados brasileiros, sendo que essa área se encontra em plena fase de desenvolvimento. Salienta-se que o desenvolvimento do Dicionário, integrando termos da Cibercultura, torna-se elemento útil para o projeto “Campus Virtual” e também para todos os projetos que trabalham com os mundos digitais virtuais, como por exemplo o “GP-EDU”. Considerando a disponibilização impressa e on line dos resultados da presente pesquisa, entende-se que este projeto estará contribuindo para projetar a instituição – UNILASALLE – local, regional e nacionalmente.

Still quiet here.sas

Deixa um comentário