AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Definição: usados como apoio a cursos à distância, semi-presenciais ou presenciais, os “sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem são conhecidos por diversas denominações, tais como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), LMS (Learning Management System), CMS (Course Management System ou Content Management System), LCMS (Learning Content Management System) ou IMS (Instructional Management System)” (TORI, 2010, p. 129). Denominado AVA por muitos pesquisadores nacionais de Educação à Distância, supões-se que a opção de nomenclatura deva-se ao uso por educadores do termo Ambiente de Aprendizagem para designar diferentes espaços para educação formal ou informal.  Carlini e Tarcia (2010, p.161) indicam que, para a mediação em cursos à distância ou semipresenciais, pode ser necessário utilizar um AVA que possibilite a professores e alunos comunicar-se, realizar as tarefas previstas para o curso e administrar os processos envolvidos, desde os administrativos (como matrícula no curso, controle de notas etc) até os pedagógicos (acompanhamento dos alunos, do processo de aprendizagem etc). Caracterizando-se como um sistema que permite seu acesso a partir de um navegador Web (browser), usualmente incorpora características de comunicação e informação características da chamada Web 2.0, podendo ser deste modo denominado ambiente colaborativo on-line (Teles, 2010). No conjunto de ferramentas de interação que compõem um AVA, classifica-se como  síncronas  aquelas em que os interlocutores estão conectados no ambiente ao mesmo tempo (ex. Bate-papo/chat), e como assíncronas aquelas em que os interlocutores podem conectar-se para interagir com a ferramenta em tempos distintos (ex. Fórum). 

 


Histórico: definir

a origem do termo AVA a princípio parece tarefa fácil, uma vez que trata-se de um conceito cuja introdução advém da década de 1990 com a maior popularização da Web e da Internet como tecnologias para auxiliar os processos de aprendizagem. No entanto, se a evolução técnica que deu origem a esse tipo de ambiente é apresentada por diversos autores, o registro de quais autores iniciaram a adotar essa terminologia é mais difícil de localizar (1998). No contexto da Educação à Distância (EAD), a utilização de AVAs facilita a interação e a mediação, bem como permite uma maior diversidade de propostas didático-pedagógicas. Na ducação Presencial, usar um AVA permite flexibilizar o acesso à informação e ampliar os espaços de interação e colaboração da turma. O avanço da tecnologia computacional e das pesquisas na área da EAD devem continuar impulsionando a criação de novos AVAs e o aprimoramento dos existentes nos próximos anos.

 

 

 

Referências

CARLINI, Alda L. ; TARCIA, Rita M. L.20% a distancia e agora? Orientações práticas para o uso de tecnologias de educação à distância no ensino presencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

TELES, Lúcio. A aprendizagem por e-learning. In: F. M. Litto & M. Formiga (orgs). Educação a distância: o estado da arte, São Paulo: Person Education do Brasil, 2009. p. 72-80.

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