MOODLE

Definição: o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), de acordo com Gabardo, Quevedo e Ulbricht (2010), é um software livre de apoio à aprendizagem, desenvolvido em php com banco de dados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase, por meio da colaboração de uma comunidade virtual.

Conforme os autores, o Moodle se basea nos princípios pedagógicos do construtivismo social e é distribuído sob licença Open Source, ou seja, é livre para carregar, usar, modificar e até mesmo distribuir (sob a condição GNU). A palavra “moodle” também faz referência a um verbo inglês, que descreve a ação que conduz com frequência a resultados criativos, sendo assim, esse termo aplica-se tanto à forma como foi feito, como à forma como um aluno ou docente se envolve numa disciplina. Segundo Tori (2010), o Moodle pode ser considerado um sistema de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem, também conhecido por outras denominações, como: AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem – termo utilizado no Brasil), LSM (Learning Management System), CMS (Course Management System or Content Management System), LCMS (Learning Content Management System) ou IMS (Instructional Management System), utilizado como apoio em cursos a distância, semi-presenciais ou presenciais. O Moodle também apresenta diversos recursos, que o caracterizam como AVA, tais como: gerenciamento de curso e conteúdo, disco virtual, compartilhamento de recursos, ferramentas síncronas (interação ao mesmo tempo), ferramentas assíncronas (interação em tempos distintos), entre outros.


Histórico: de acordo com a Comunidade Moodle, esse AVA foi desenvolvido inicialmente em 2001 pelo australiano Martin Dougiamas (educador e informático) e atualmente conta com uma comunidade virtual de desenvolvimento com mais de 5.000 programadores, e está traduzido em 75 idiomas. No Brasil, atualmente o AVA é mais utilizado, de acordo com o Censo Censo EaD.Br realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (2010), o Moodle é usado em 46% dos cursos presenciais e 58% dos a distância, superando os demais AVAs. Enfim, contempla tanto pelo ponto de vista técnico, uma vez que mantém uma comunidade virtual ativa e cooperativa, buscando inovações e soluções, e pela possibilidade de customização, quanto ao ponto de vista pedagógico por apresentar possibilidades efetivas de interação e mediação, fomentando a construção do conhecimento.

Autoria: Cristina Martins

 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ORG.). Censo EaD.Br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: Pearson Education,

2010.

COMUNIDADE Moodle. Site mantido por Moodle™. Disponível em: <http://moodle.org>. Acesso em: 26 abr. 2011.

GABARDO, Patrícia; QUEVEDO, Silvia; ULBRICHT, Vânia Ribas. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., p. 65-84, 2º sem. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/16888>. Acesso em: 26 abr. 2011.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distancias em ensino e aprendizagem. 1a ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2010.

 

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