REALIDADE VIRTUAL

Definição: Realidade Virtual (RV) está associada a um ambiente que é criado com programas de computador e apresentado ao usuário de uma forma que dá a impressão de ser um ambiente real. Para mostrar seu mundo virtual, a RV também pode envolver som (KLAWONN, 2008). Uma importante característica desses ambientes é a possibilidade do usuário se movimentar e interagir com esse mundo virtual. Para essas interações e movimentações, sensores para localizar o usuário são necessários. Em um computador pessoal convencional, com teclado, mouse e monitor, ela é percebida por dois dos cinco sentidos: visão e audição. Porém, o campo da RV tem aberto muitos novos horizontes para interação homem/máquina. A RV pode ter outros dispositivos interativos, além do tradicional. Luvas para interação 3D, capacetes para interação em RV e roupas para RV são exemplos de alguns dispositivos de interação não convencionais. Outro dispositivo utilizado para a RV é a Cave (Caverna para RV ou Surround-Screen Project-Based) (AZEVEDO, 2003), esse dispositivo é uma sala onde as imagens são projetadas nas suas paredes, dando ao usuário a sensação de imersão. A RV também pode ajudar áreas muito específicas do conhecimento, por exemplo, em treinamento para cirurgiões, possibilitando a simulação de cirurgias. Em treinamento de pilotos em simuladores de vôo, dentro outros exemplos (ANGEL, 2009).


Histórico/Comentário: a Realidade Virtual teve suas origens na década de 60, com o desenvolvimento do ScketchPad por Ivan Sutherland (SUTHERLAND, 1963), mas só ganhou força na década de 90, quando o avanço tecnológico propiciou condições para a execução da computação gráfica interativa em tempo real (SISCOUTTO, 2008). O termo realidade virtual foi utilizado pela primeira vez nos anos 80, no dicionário de inglês Oxford (OED, 1989 apud WHYTE, 2002) que definia: “Realidade virtual não é um computador. Falamos sobre uma tecnologia que usa roupas computadorizada para sintetizar uma realidade compartilhada”. Com a evolução da tecnologia, essa definição também mudou, e hoje o termo RV é usado para descrever aplicações nas quais podemos interagir com dados espaciais em tempo real (WHYTE, 2002). A RV foi desenvolvida com base em pesquisa da indústria, laboratórios militares e laboratórios acadêmicos. O aparecimento da RV está relacionado ao amadurecimento de outras tecnologias, dentre as quais é possível citar sistemas de computadores de tempo real, computação gráfica, dispositivos de exibição, computação de alto desempenho e redes de computadores.

Autoria: Mozart Lemos de Siqueira

 

Referências

ANGEL, Edward. Interactive computer Graphics: a top-down approach using OpenGL, 5. ed, Pearson, 2009.

AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação Gráfica – teoria e prática. Campus, 2003.

KLAWONN, Frank. Introduction to Computer Graphics – Using Java 2D and 3D, Springer, 2008.

SISCOUTTO, Robson; COSTA, Rosa. Realidade virtual, Realidade aumentada. Editora SBC, Porto Alegre, 2008.

SUTHERLAND, I. E. Sketchpad: A Man-Machine Graphical Communication System. AFIPS Conference Proceedings, Spring Joint Computer Conference, Detroit, 1963. <faculty.cs.tamu.edu/hammond/courses/SR/papers/Sutherland/Sutherland1963 Sketchpad.pdf>

WHYTE, Jennifer. Virtual reality and the built environment. Architectural Press, 2002.

Still quiet here.sas

Deixa um comentário