Arquivos da Categoria: Patrícia Kayser Vargas Mangan

MEMÓRIA DIGITAL VIRTUAL

Definição: no contexto de memória social, Schittine (2009, p. 154) indica que a memória virtual é uma das principais responsáveis pela atualização do instante, do presente. Porque a velocidade dos processos virtuais e eletrônicos é capaz de acompanhar a aceleração da informação. [...] Quando passamos para o agenciamento da memória em rede, na Internet, as noções de tempo e espaço se modificam. O lugar não existe mais porque não é real, é virtual, e o tempo é o presente, é … Continue lendo

CIBERCULTURA

Definição: A Cibercultura pode ser compreendida como um processo social complexo que permite a interação de indivíduos via diversas tecnologias de informação e comunicação, potencializada pela Internet. Segundo Lemos (2004), a cibercultura deve ser entendida “como a forma sócio-cultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com as convergências das telecomunicações com a informática, na década de 70”. Vários autores (LEVY, 2000) (LEMOS, 2004) (RÜDIGER, 2007) consideram que … Continue lendo

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Definição: usados como apoio a cursos à distância, semi-presenciais ou presenciais, os “sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem são conhecidos por diversas denominações, tais como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), LMS (Learning Management System), CMS (Course Management System ou Content Management System), LCMS (Learning Content Management System) ou IMS (Instructional Management System)” (TORI, 2010, p. 129). Denominado AVA por muitos pesquisadores nacionais de Educação à Distância, supões-se que a opção de nomenclatura deva-se ao uso por educadores do termo … Continue lendo