Arquivos da Categoria: Cibercultura

MEMÓRIA DIGITAL VIRTUAL

Definição: no contexto de memória social, Schittine (2009, p. 154) indica que a memória virtual é uma das principais responsáveis pela atualização do instante, do presente. Porque a velocidade dos processos virtuais e eletrônicos é capaz de acompanhar a aceleração da informação. [...] Quando passamos para o agenciamento da memória em rede, na Internet, as noções de tempo e espaço se modificam. O lugar não existe mais porque não é real, é virtual, e o tempo é o presente, é … Continue lendo

WIKI

Definição: as tecnologias da Web 2.0 são comumente denominadas de tecnologias colaborativas, tendo em vista o potencial de interação, cooperação e colaboração que tais tecnologias nos oferecem, potencializando assim os ambientes de aprendizagem. Dentre essas tecnologias, destaca-se o sistema WIKI que consiste em software colaborativo (expressa a filosofia de software livre) que permite a edição coletiva dos documentos com uma linguagem de marcação muito simples, basta a utilização de um navegador Web. Uma das características da tecnologia wiki é a … Continue lendo

SECOND LIFE

Definição: o Second Life, ou em português Segunda Vida, é considerado um software metaverso que, segundo Schlemmer e Backes, é “[...] uma tecnologia que se constitui no ciberespaço e se ‘materializa’ por meio da criação de Mundos Digitais Virtuais em 3D, no qual diferentes espaços para o viver e conviver são representados em 3D” (2008, p. 522). Para Mattar e Valente (2007), o Second Life pode ter várias denominações, tais como: realidade virtual, mundo cibernético, ambiente virtual, entre outras, e … Continue lendo

MOODLE

Definição: o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), de acordo com Gabardo, Quevedo e Ulbricht (2010), é um software livre de apoio à aprendizagem, desenvolvido em php com banco de dados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase, por meio da colaboração de uma comunidade virtual. Conforme os autores, o Moodle se basea nos princípios pedagógicos do construtivismo social e é distribuído sob licença Open Source, ou seja, é livre para carregar, usar, modificar e até mesmo distribuir (sob a condição GNU). … Continue lendo

REALIDADE VIRTUAL

Definição: Realidade Virtual (RV) está associada a um ambiente que é criado com programas de computador e apresentado ao usuário de uma forma que dá a impressão de ser um ambiente real. Para mostrar seu mundo virtual, a RV também pode envolver som (KLAWONN, 2008). Uma importante característica desses ambientes é a possibilidade do usuário se movimentar e interagir com esse mundo virtual. Para essas interações e movimentações, sensores para localizar o usuário são necessários. Em um computador pessoal convencional, … Continue lendo

REALIDADE AUMENTADA

REALIDADE AUMENTADA Definição/Histórico: Realidade Aumentada (RA) é uma área relacionada com a nova geração de interface do usuário, facilitando e potencializando as interações do usuário com as aplicações computacionais. Os sistemas de RA podem melhorar e enriquecer a visão e percepção que o usuário tem do mundo real e virtual. RA é uma variação da Realidade Virtual (RV). As tecnologias de RV inserem completamente o usuário em um ambiente sintético. Assim, o usuário não pode ver o mundo real ao … Continue lendo

CIBERCULTURA

Definição: A Cibercultura pode ser compreendida como um processo social complexo que permite a interação de indivíduos via diversas tecnologias de informação e comunicação, potencializada pela Internet. Segundo Lemos (2004), a cibercultura deve ser entendida “como a forma sócio-cultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com as convergências das telecomunicações com a informática, na década de 70”. Vários autores (LEVY, 2000) (LEMOS, 2004) (RÜDIGER, 2007) consideram que … Continue lendo

ITINERÁRIO CULTURAL

Definição: Toda via de comunicação terrestre, aquática ou de outro tipo, fisicamente determinada e caracterizada por possuir sua própria e específica dinâmica e funcionalidade histórica, a serviço de um fim concreto e determinado, que reúna as seguintes condições: a) ser resultado e reflexo de movimentos interativos de pessoas, bem como intercâmbios multidimensionais, contínuos e recíprocos de bens ideais, conhecimentos e valores entre povos, países, regiões ou continentes, ao longo de consideráveis períodos de tempo; b) ter gerado um processo fecundo, … Continue lendo

INFOGRAFIA

Definição: De Pablos, afirma que a infografia é informação gráfica, visual, que existe desde a primeira união comunicativa entre um desenho ou uma pintura enfatizado por um texto alusivo; é apresentação impressa do binômio “imagem + texto”, qualquer que seja o suporte. A infografia tem a função de facilitar a comunicação, ampliar o potencial de compreensão pelos leitores e permitir uma visão geral dos acontecimentos. No jornalismo é muito comum ocorrer eventos importantes, ou acontecer fatos marcantes que tenham muitas … Continue lendo

BLOG

Definição: Ferramenta criada a partir da evolução da Web. Sua criação é controversa, mas usualmente a página de Justin Hall (1994) é apontada como a pioneira. A proposição do termo “weblog” (1997) de Jorn Barger foi posteriormente encurtada para “Blog”. Trata-se de um site cuja estrutura permite sua atualização rápida e simples, a partir de acréscimos por seu criador. O blog pode combinar texto, imagens, vídeos, áudio e links para outras páginas da rede. Possibilita a interação do visitante, respondendo … Continue lendo