PRODUÇÃO CULTURAL

É uma atividade profissional que consiste em gerenciar a organização de eventos culturais ou a confecção de bens culturais. Produtores culturais podem organizar shows, exposições de arte, espetáculos de música, dança, teatro, ou coordenar a gravação de discos, vídeos, programas de TV, rádio e inúmeras outras atividades de expressão cultural.

Histórico: no Brasil, em 1995, foi criado na Universidade Federal Fluminense (UFF) o primeiro curso de graduação em Produção Cultural. O mesmo curso foi criado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) um ano mais tarde. No ano de 2003, foi criado o Curso superior de Tecnologia em Produção Cultural no Centro Federal Tecnológico de Química de Nilópolis – Cefet Química /CEFETEQ (atual IFRJ). Em 2004, foi criado o curso superior tecnológico de Produção Cultural e de Eventos da Universidade Uniandrade de Curitiba-Paraná. Dois anos mais tarde, foi criado o bacharelado em Produção e Política Cultural no Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes (IH-UCAM), ligado ao curso de Ciências Sociais desta instituição. No Nível técnico existe a Escola Técnica Estadual Terezinha Gonçalvez , no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola pública a oferecer curso técnico de comunicação na América Latina, que fornece o Curso de Produção Cultural e de Eventos desde 1999.

Comentário: produção cultural também é a denominação que se utiliza no Brasil para cursos livres, cursos técnicos, cursos de graduação e pós-graduações que lecionam conhecimentos amplos ou específicos relacionadas a cultura, comunicação, internet, software, eventos, gestão cultural, arte e entretenimento. Por tratar-se de um conhecimento novo, tanto no mundo quanto no Brasil, não há um consenso quanto a sua delimitação. Diferentes autores e universidades tem entendimentos distintos sobre quando se deve ou não utilizar o termo “produção cultural”. Como atividade profissional, a “produção cultural” é mais conhecida por ser uma atividade de planejamento, organização e execução de ações, eventos e projetos culturais. Profissionais com formação em produção cultural podem trabalhar em inúmeras atividades e em diversos setores. Exemplos de atividades de produção cultural: organização de shows, exposições de arte, montagens teatrais, espetáculos de dança, encontros literários, exibição de filmes, programas de TV, programas de rádio, planejamento de comunicação, criação e gestão de blogs, projetos que contemplem arquitetura, patrimônio, artes, antiquários, artesanato, design, moda, cinema, música, artes híbridas, artes performáticas e assessoria para carreiras artísticas. São campos de atuação da produção cultural: indústrias criativas, economia da cultura, entretenimento, lazer, eventos, artes, cultura e comunicação.

Ana Lígia Trindade

Referência

COELHO, José Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.