PATRIMÔNIO

Definição: Patrimônio (do latim patrimoniu) significa 1 Herança paterna. 2 Bens de família. 3 Bens necessários à ordenação e sustentação de um eclesiástico. 4 Quaisquer bens materiais ou morais, pertencentes a uma pessoa, instituição ou coletividade. 5 departamento administrativo subordinado ao Ministério da Fazenda e onde se encontram cadastrados todos os bens do domínio da União ou próprios nacionais: bens imóveis, material bélico, terrenos e acrescidos de marinha e outros. Etimologicamente de origem latina, patrimonium, significa o que é de posse paterna, pater ou pater família.


Histórico: surgido na Roma Antiga, compreendia o que era de posse do senhor, inclusive os membros da família e criados. O patrimônio era um valor aristocrático e privado, referente à transmissão de bens no seio da elite patriarcal romana (FUNARI, 2009). Durante o medievo Europeu, a religiosidade cristã, principalmente, ampliou o conceito patrimonial, acrescendo-o com a coletividade simbólica. Somente com o surgimento dos Estados Nacionais é que o conceito público de patrimônio, de bem comum à sociedade, ressignificou-se, criando meios de compartilhamento de valores e costumes. Na França pós-revolucionária (1789), tornou-se fundamental a criação de conexões simbólicas entre seus cidadãos, a fim de forjar-se uma identidade nacional. Durante os meados do século XX, o conceito de patrimônio foi estendido, abarcando a materialidade, a imaterialidade e os bens naturais.

Comentário: o conceito de patrimônio foi pluralizado, principalmente, pelos movimentos sociais, que usufruíram seus significados simbólicos para promover o fortalecimento da consciência cidadã por meio da identificação social. Além dos conceitos de patrimônio, ligados à materialidade, hoje já é consenso o patrimônio imaterial, o natural e o patrimônio digital, adequado às novas tecnologias informatizantes. “Um patrimônio pode ser criado, preservado e destruído [...] o que está articulado é uma questão muito séria, que é a questão de soberania e autodeterminação” (CHAGAS, 2002).

Autoria: Felipe Rodrigo Contri Paz

 

Referências

CHAGAS, Mário. Cultura, patrimônio e memória. In: Ciências & Letras. n. 31. Jan./Jun. 2002. Porto Alegre. p. 15-29.

FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.

MANIQUE, Antonio Pedro; PROENÇA, Maria Cândida. Didática da História: Patrimônio e Historia local. Lisboa: Texto Editora, 1994.

RÚSSIO, Waldisa. Cultura, patrimônio e preservação. In: ARANTES, Antônio (org.). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 59-78.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário