MUSEU

Definição:

Como Museu considera-se o proposto pelo Conselho Internacional de Museus ─ ICOM: “Museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberta ao publico, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e expõe o patrimônio tangível e intangível da humanidade e do seu ambiente, para fins de ensino, estudo, e lazer” (2007). No Brasil, a Lei nº 11.904/2009 que institui o Estatuto de Museus, considera como museus “as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções* de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”.



 

Histórico: o nome grego mouseuion ─ origem do termo museu ─ ou Casa das Musas foi usado pela primeira vez por Ptolomeu I para denominar a Instituição, na cidade de Alexandria, consagrada à erudição e à pesquisa. As musas, na mitologia grega, eram filhas de Zeus e Mnemosine – a deusa da memória. O mouseioum de Alexandria guardava estátuas, obras de arte, instrumentos diversos, partes de animais (presas de elefantes, peles…), minerais; abrigava uma biblioteca, observatório, jardim zoológico e botânico; trabalhos como um dicionário de mitos, um sumário do pensamento filosófico e de todo conhecimento geográfico da época. Segundo Suano (1986, p.11), o termo museu foi utilizado inclusive para identificar compilações exaustivas sobre temas diversos. Várias obras foram publicadas com o nome de “museu”, entre elas: Museum Metallicum, por volta de 1600, do naturalista e colecionador Aldrovando de Bologna que dizia conter todo o conhecimento da época sobre metais; Museum Museorum, no século XVIII na Alemanha, um elenco de especiarias; Museum Britanicum, em 1791, compilações sobre “assuntos elegantes para conversação” e “coisas curiosas, pitorescas e raras”. No século XV, museu passa a designar uma coleção, um conjunto de objetos de natureza artística ou cultural; seu emprego passa a se restringir pouco a pouco ao domínio artístico e científico para designar local onde se conserva uma coleção de objetos notáveis e, em meados do século XVIII, este sentido passa a se aproximar da atual concepção (GOB; DROUGUET, 2006 p. 20).

Comentário: o colecionamento e a guarda de objetos sob a forma de coleção, com certeza representam atividades tão antigas quanto o homem. O museu como lugar de conservação ordenada, identificada, compreendida e valorizada sob o ponto de vista histórico, cultural e filosófico de bens materiais e, mais recentemente, imateriais revela-se como testemunho do passado de um povo, de uma comunidade. Objetos, lugares, atividades, fazeres e crenças podem servir de base para análise, reflexão e compreensão crítica da realidade presente, possibilitando o uso tal conhecimento para prever e planejar um futuro mais harmônico.



 

Autoria:
Inga L. Veitenheimer Mendes

Referências

GOB, A.; DROUGUET, N.  La muséologie: histoire, développements, enjeux  actuels. Paris: Armand Colin, 2006.

ICOM. Article 3. Definition of Terms In: ICOM Statutes, 2007. Disponível em: <http://icom.museum/statutes.html#3>. Acesso em 15 jun. 2010.

SUANO, M. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário