MUSEU E EDUCAÇÃO

Definição: Museu (Templo das Musas); significa 1. lugar de memória e esquecimento 2. lugar de poder 3. lugar de vivencias e ausências 4. ambientes culturais e educativos 5 detentora de indícios patrimoniais e identitários. Ação Educativa: são procedimentos que promovem a educação no museu , tendo o acervo como centro de suas atividades.

Histórico: Os museus são ambientes culturais e educativos onde pretendem educar por meio da sensibilização a comunicação e produção de significados a partir de seus objetos, exposições e propostas educativas. As peças do museu não são simples artefatos, eles são fontes de informação, assim se convertem em um documento em que um historiador poderá pesquisar.  A educação museal deverá ser processada de forma que resulte na construção de um saber. A educação museal tem uma ampla responsabilidade social devido o papel educacional do museu ter tornar-se parte das políticas culturais. O papel educacional do museu deve ser analisado da perspectiva do visitante. O visitante constrói significado usando uma série de estratégias interpretativas onde os significados podem ser pessoal relacionando a construções mentais existentes e ao modelo de idéias nas quais baseia suas interpretações de sua experiência de mundo; social onde é influenciado pelos outros significantes do indivíduo (família, grupos, amigos) comunidades a que pertencem. A complexidade do papel educacional do museu faz pensar em interpretações, comunicação e educação são conceitos que se relacionam e oferecem uma visão holística do potencial educacional do museu.

Comentário: o conceito de museu e educação hoje esta principalmente voltado para as políticas educacionais onde a direção do museu deve reconhecer sua função educativa como fundamental. A política educacional deve ser parte integrante do Plano Diretor do Museu. As ações educativas devem ser pensadas para diferentes públicos a curto, médio e longo prazo, sabendo as necessidades e expectativas desses públicos. Os estudantes constroem seus próprios significados que fazem sentido de acordo com o seu próprio modo a partir das oportunidades de aprendizagem que experimentam. O papel do educador é oferecer experiências apropriadas de aprendizagem onde o conhecimento do estudante pode ser explorado, aumentado e testado.

Sandra Simone Graciano

Referências:

RANGEL, Aparecida; CABRAL, Magaly. Refletindo sobre a Prática. Este texto faz parte do Caderno Temático “Comunicação e Educação em Museu”, de autoria de Aparecida Rangel e Magaly Cabral, a ser publicado pelo IBRAM.

LEITE, Maria Isabel F. Pereira; OSTETTO, Luciana E. (Org.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. 174 p.

PEREIRA, Junia Sales.  Escola e Museus: diálogos e práticas / Júnia Sales Pereira, Lana Mara de Castro Siman, Carina Martins Costa, Silvania Sousa do Nascimento. – Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura / Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Cefor, 2007. 128p.