GRUPO E CLASSE SOCIAL

Definição:

Por grupo social, entenda-se um conjunto de indivíduos cujos membros compartilham atividades, valores, traços culturais e/ou interesses comuns e uma consciência mais ou menos clara de pertencimento. Uma classe social, ao contrário, não depende da consciência de pertencimento e é definida, sobretudo, pelo caráter homogêneo dos modos de vida e das condições materiais dos indivíduos que a compõem.



 

Histórico/Comentário: a aparição da noção de classe social está diretamente ligada ao processo de industrialização e modernização capitalista que se desenvolve na Europa a partir do século XVIII. Antes desse período, falava-se em castas, estados e ordens (nobreza, clero, etc.). Com os trabalhos de Karl Marx, as classes sociais tornam-se as protagonistas da história, sendo caracterizadas pela posição ocupada ou pelo papel exercido no processo de produção. O número de classes sociais nunca foi estritamente definido por Marx. Na obra As lutas de classe na França (1977) ele lista a aristocracia financeira, a burguesia industrial, a burguesia comerciante, o campesinato, o proletariado e o subproletariado. Porém, na maior parte de seus textos, Marx toma a burguesia capitalista e o proletariado como os dois principais antagonistas da luta de classes. Se, para Marx, as relações entre classes são marcadas por antagonismos e lutas, para cientistas sociais como Vilfredo Pareto e Max Weber é preciso considerar outros elementos explicativos da consolidação, reprodução e transformação das classes sociais. Em Pareto, as classes sociais nascem de oposição entre os indivíduos e as elites que controlam o Estado. Essa oposição geral explica por que a elas são heterogêneas (o que explicaria a falta de consciência de pertencimento). Segundo Max Weber, as classes sociais não são tão importantes para compreender a dinâmica social, pois elas indicam apenas os modos de distribuição de renda e de patrimônio de determinados grupos e ordens sociais. Com efeito, o sociólogo alemão propõe uma análise gradual da composição dos grupos sociais, que podem ser definidos por seus privilégios (situação jurídica e política), pela consciência de pertencimento e pelo compartilhamento de valores e interesses comuns. Mais recentemente, o sociólogo francês Pierre Bourdieu reuniu as análises de Karl Marx e Max Weber em sua definição de campo social, um espaço de diferenças onde as classes e grupos sociais existem não como algo dado, mas como o resultado de relações de diferenciação e de distribuição dos diferentes tipos de capital (econômico, cultural, simbólico).



 

Autoria:
Lucas Graeff


Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.

MARX, Karl. As lutas de classe na França (1848-1850). Textos por Karl Marx e Friedrich Engels, v. I. São Paulo, Ed. Sociais, 1977.

PARETO, Vilfredo. Manual de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

WEBER, Florence. Max Weber. Paris: Hachette, 2001.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1991.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário