HABITUS

Sistema durável de disposições a perceber o mundo, a agir sobre ele e a pensá-lo de uma determinada maneira, o habitus se apresenta ao mesmo tempo como produto de etapas sucessivas de socialização (estrutura estruturada) e como gerador de práticas, valores e ideias que guiam a ação (estrutura estruturante).

Histórico: popularizada nas ciências sociais pelas proposições de Pierre Bourdieu visando a superação da oposição entre forças sociais e forças de ordem subjetiva, a noção de habitus é debitaria de uma longa tradição: a escolástica se serviu do termo para traduzir a hexis de Aristóteles; Marcel Mauss o utilizou para dar profundidade à sua discussão sobre as técnicas corporais; Norbert Elias menciona um habitus nacional alemão em sua obra Os alemães; . Em todos os casos, a noção aparece como algo adquirido e, sobretudo, incorporado de maneira durável pelos indivíduos.

Comentário: considerando os primeiros desenvolvimentos do termo realizados por Pierre Bourdieu, o habitus pode ser dividido analiticamente em três dimensões: as disposições corporais, denominadas hexis; as disposições de valores (de ordem moral), que correspondem ao sistema de representações e aparecem sob o nome de eidos; e as competências linguística e estética, que foram integradas sob o termo ethos. Ainda que essa divisão desapareça aos poucos ao longo da obra de Bourdieu, ela é útil para dimensionar a abrangência do habitus, contribuindo assim para a análise sociológica (por exemplo, a obra A distinção é fundamentalmente baseada em estudos sobre as disposições de gosto, as quais contribuirão na definição de diferentes ethos de classe.

Lucas Graeff

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Edusp, 2007.

______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 3 ed. Campinas: Papirus, 1996.

______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

WACQUANT, Loïc. Esclarecendo o habitus. Disponível em: <http://sociology.berkeley.edu/faculty/wacquant/wacquant_pdf/ESCLARECEROHABITUS.pdf>.