PÚBLICOS CULTURAIS

Definição:

Gostos e práticas, ligados à criação artística (em sentido restrito). Segmentos sociais que buscam diferentes bens e serviços nas áreas de comunicação, lazer e entretenimento (em sentido amplo).  Grupos sociais heterogêneos que se relacionam com produtos culturais, de acordo com a faixa etária, classe, tipo de interesses ou conhecimentos, etc.



 

Histórico/Comentário: na Grécia clássica público significava a população da cidade-estado. Jürgen Habermas chamava de público, as pessoas que freqüentavam cafés e restaurantes, lugares onde eram debatidas as principais questões políticas e econômicas. Pierre Bourdieu (1930-2002), sociólogo francês, considera que os públicos culturais se reduzem basicamente à classe dominante que possui maior capital financeiro, educacional e todo um percurso histórico que forma um público intelectualizado, reflexivo e capaz de entender e consumir os diferentes bens culturais. Às classes mais pobres, por exclusão resta a cultura de massa, menos intelectualizado e mais acessível. Stuart Hall, teórico cultural, “entende que não há apenas um público, mas vários já que um determinado produto cultural é apreendido de diferentes formas mediante variáveis como a idade, habilitações literárias ou condições sócio-econômicas.



 

Autoria:
Ana Lúcia Marques Ramires

 

Referências

ANJOS, André. Os públicos da cultura. Disponível em: <http://anjosandre.wordpress.com/2008/12/16/os-publicos-da-cultura/>. Acesso em 15 dez. 2010.

NUSSBAUMER, Gisele Marchiori. Equipamentos culturais de Salvador: públicos, políticas e mercados. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/arquivos/V_enlepicc_equipamentos_culturais.pdf>. Acesso em 15 dez. 2010.

PEREIRA, Paulo. Aula teórica de público e audiências (definição de público). Disponível em: <http://cs1-seinfeld.blogspot.com/2006/11/aula-terica-de-pblico-e-audincias.html>. Acesso em 15 dez. 2010.

SANTOS, Helena. A propósito dos públicos culturais: uma reflexão ilustrada para um caso português. Revista Crítica de Ciências Sociais, 67, dez. 2003, p. 75-97 Disponível em: <www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/67/RCCS67-075-097-Helena Santos.pdf>. Acesso em 15 dez. 2010.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário