QUADROS SOCIAIS DA MEMÓRIA

Definição:

Maurice Halbwachs ao difundir a teoria “psicossocial dos quadros sociais da memória” legou-nos a relação de memória e grupos sociais, na qual defende a proposição de que a memória ainda que pareça individual, é uma construção social.  O resultado desse estudo proposto em categorias de quadros sociais da memória que funcionariam como estímulos sociais para o individuo reavivar as suas lembranças. Para M. Halbwachs as memórias se formam e são renovadas nos laços de convivências sociais: “L’individu évoque ses souvenirs en s’aidant des cadres de la mémoire sociale” (p. 206). Para o autor os grupos sociais como a família, os vizinhos, os grupos religiosos, entre outros, são os nexos capazes de deixar as convenções sociais firmadas e reforçadas para que as lembranças permaneçam coletivas, pois “são os indivíduos que se lembram, enquanto integrantes do grupo” (p. 116). O passado para M. Halbwachs pode ser reconstruído continuamente.



 

Histórico: Maurice Halbwachs escreveu Les Cadres sociaux de la mémoire em 1925, obra do qual provém a teoria fundante dos quadros sociais. Mas foi com a obra Memória coletiva, em 1950, que ganhou destaque e se tornou um expoente dos estudos relativos à memória e o aspecto social.

Comentário: a multiplicidade de grupos humanos foi bem destacada por Maurice Halbwachs para compreender o mecanismo resultante de grupos que se formam na sociedade e que se unem por laços de solidariedade para reforçarem suas memórias, organizando-as em elementos simbólicos em comum a qual se convencionou de quadros sociais da memória.



 

Autoria:
Eunice Machado Gazzo

Referências

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Centauro, 2006.

______. Les cadres sociaux de la mémoire. Disponivel em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Halbwachs_maurice/cadres_soc_memoire/cadres_sociaux_memoire.pdf> Acesso em 03/set/2010.

SANTOS, Myrian. O pesadelo da amnésia coletiva. Anpocs. 2006. Disponivel em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_23/rbcs23_06.htm> Acesso em 03/set/2010.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário