PRODUTOR CULTURAL

Definição:

De forma prática, o produtor cultural é aquele que faz a intermediação entre arte e cultura com o mercado. Esse profissional, a partir de uma instrumentalização teórico-prática e de uma capacitação crítica, passa a ter como atividades o planejamento e a gestão cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e a promoção da cultura. Criar, planejar, organizar e divulgar projetos e produtos artístico-culturais, lidando com todas as etapas implicadas nesse processo.



 

Histórico: o tecnólogo em Produção Cultural atua na produção, organização e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, desenvolvendo ações que perpassam todas as etapas desse processo: pesquisa, planejamento, marketing, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de qualquer evento ou produtos de interesse da área, tais como: shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, artes visuais, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras, eventos e exposições, entre outros, tanto em instituições públicas como privadas. Esse profissional deverá exercitar em seu cotidiano a reflexão crítica acerca da produção artística e cultural no país e no exterior, estimulando e contribuindo para a promoção de novos mercados e potencialidades criativas e expressivas no cenário da cultura, da arte, da divulgação científica e do esporte. O reconhecimento da profissão de Tecnólogo em Produção Cultural e de Eventos se deu em virtude da Resolução Normativa CFA nº 374 do Conselho Federal de Administração.

Comentário: o profissional pode atuar na área de planejamento e gestão cultural, estabelecendo metas e estratégias para o fomento e a promoção da cultura, em nível público e ou privado; planejar, organizar e divulgar projetos e produtos culturais de toda natureza; promover a integração entre a criação artística e a gerência administrativa na produção de espetáculos (teatro, dança, música, circo, etc.), produtos audiovisuais (filmes, telenovelas, discos, CDs, DVDs), obras literárias, entre outros setores da indústria cultural; atuar na curadoria e organização de mostras, exposições e festivais em diversas áreas artísticas; trabalhar em setores de marketing cultural, desenvolvendo estratégias de investimento em projetos culturais; exercer a gerência cultural e operacional em instituições públicas e privadas, atuando em centros culturais, galerias de arte museus, bibliotecas, teatros, cinemas; compor equipes governamentais de gestão cultural em níveis municipal, estadual e federal, auxiliando na definição de políticas públicas para a cultura; contribuir nas ações de preservação e revitalização do patrimônio cultural; atuar em ensino, pesquisa e extensão no magistério superior na área de Produção Cultural e áreas afins. Essas são as principais linhas de ação de um produtor cultural, mas o campo de trabalho não se fecha apenas nisso. Há ainda quem trabalhe com jornalismo cultural, televisão e rádio, educação, pesquisas acadêmicas, pesquisas de campo, preservação do patrimônio histórico, agenciamento de artistas, turismo cultural, curadoria, etc.



 

Autoria:
Ana Lígia Trindade

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <http://catalogo.mec.gov.br/index.php?pagina=desc_cursos&id=100&curso=3> Acesso em: 18 nov. 2010.

BRASIL. Resolução Normativa CFA Nº 374. Diário Oficial da União, n. 217, Seção 1, p. 183-184, 13 nov. 2009.

 

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