PLANEJAMENTO CULTURAL

Definição:

Processo de elaboração do plano de ação do produto cultural, que envolve desde a pesquisa inicial, tomadas de decisão e implantação do projeto. Análises econômicas e financeiras são necessárias em um planejamento consequente. Planejar é uma atitude e não apenas uma tarefa burocrática. É reconhecer a importância de pensar antes de fazer.



 

Histórico: de acordo com Skinner (1969): “uma cultura bem planejada é um conjunto de contingências de reforço, sob o qual os membros se comportam de acordo com procedimentos que mantêm a cultura, capacitam-na a enfrentar emergências e modificam-na de modo a realizar essas mesmas coisas mais eficientemente no futuro” (p. 207). Mattaini (1996) define um projeto cultural como o planejamento, o estabelecimento e a estabilização de práticas culturais, através do estabelecimento de regras. Esse planejamento busca aumentar a incidência e prevalência de práticas culturais benéficas e diminuir o alcance das que causam prejuízo. Nesse sentido, Malott (1988) argumenta que as culturas precisam de planejamento, porque são estes que fornecem as regras que controlam as ações das pessoas. Dessa forma, o planejamento se faz necessário porque as contingências de reforço e punição que agem diretamente sobre o comportamento atual, na maioria das vezes, levam as pessoas a agirem de forma pouco produtiva a longo prazo, principalmente, conforme as sociedades vão se tornando mais complexas.

Comentário: é possível falar de planejamento, ou seja, o estabelecimento de metas e objetivos a serem atingidos. Uma ação cultural parte de uma concepção determinada, traça objetivos e visa alcançá-los.



 

Autoria:
Ana Lígia Trindade

 

Referências

MALOTT, R. W. Rule governed behavior and behavioral anthropology. The Behavior Analyst, v. 11, p. 181-203, 1988.

MATTAINI, M. A. Public issues, human behavior, and cultural design. In: MATTAINI, M. A.; THYER, B. A. (Orgs.) Finding solutions to social problems: behavioral strategies for change. Washington, D.C.: American Psychological Association Books, 1996. p. 13-40.

SKINNER, B. F. The design of cultures. Daedalus, v. 90, p. 534-546, 1961.

______. Contingência de reforço: uma análise teórica. In: SKINNER. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1969.

 

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