Projeto Emnemon

O presente dicionário propõe o estudo dos produtos representativos da memória em diferentes suportes e linguagens, relacionados aos usos sociais da memória, dos bens culturais e da cibercultura. Especificamente, busca-se estabelecer os conceitos fundamentais das áreas de Memória Social, Bens Culturais e da Cibercultura, possibilitando, através de sua organização sistemática em forma de dicionário, uma orientação teórica comum a docentes, discentes e pesquisadores da área. Trata-se de estabelecer um fio condutor que deverá orientar aulas, seminários, publicações e a redação das dissertações e outros trabalhos monográficos, para além das especificidades de cada disciplina.

A criação do Dicionário de expressões da Memória Social, Bens Culturais e Cibercultura, constitui-se em referência para pesquisadores não apenas das áreas específicas, mas de áreas afins. Nesse sentido a pesquisa terá impacto sobre os demais cursos na área de cultura, museologia, memória social, educação patrimonial e patrimônio, existentes no RS e em demais estados brasileiros, sendo que essa área se encontra em plena fase de desenvolvimento.

No momento atual, no Brasil, assiste-se ao crescimento do interesse por questões ligadas ao estudo do imaginário como fato social e da memória social, com base em estudos de Paul Ricoeur (A memória, a história e o esquecimento, 2007), de Maurice Halbwacks (La mémoire collective, 1997 – primeira ed. de 1950), de Pierre Nora (Les lieux de mémoire, 1997), entre outros. Centros de pesquisa, como o mestrado em Memória Social da UNIRIO, vêm publicando instigantes releituras desses e outros autores, estabelecendo análises transversais do tema. O E-mnemonDicionário de Expressões da Memória Social se constrói como subsídio à fundação de um novo curso de mestrado: Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle/Canoas. Isto explica a constituição de um grupo transdisciplinar para a efetivação de um meio que disponibilize, a pesquisadores e alunos da área, materiais de referência básicos e produtos de pesquisa em um site, construindo um suporte teórico indispensável para o desenvolvimento das áreas de Memória Social, Bens culturais, Patrimônio e Cibercultura, consideradas como expressão da memória coletiva.

 

Temáticas que fundamentam as linhas de pesquisa do grupo envolvido:

a) recuperação da memória inscrita em mitos e textos literários;

b) literatura como expressão da memória individual e coletiva;

c) recuperação e difusão do patrimônio arquitetônico;

d) interações da expressão individual e coletiva em ambiente de comunicação como lugar de expressão da memória social.

 

Qual a necessidade de um dicionário de memória social?

O DMSBCC se origina da inexistência, no Brasil, de dicionários de termos da memória social e dos bens culturais. Em pesquisa realizada em bibliotecas de Porto Alegre e na internet não foi possível localizar um dicionário com os conceitos das áreas da memória social, do patrimônio e da cibercultura, como o que pretendemos elaborar.

Nossa linha de investigação pretende mapear conceitos recorrentes em publicações dessas três áreas desde as obras canônicas como Memória coletiva de Halbwachs em 1950 até as mais recentes publicações de universidades brasileiras com publicações significativas na área. Estamos bem conscientes da impossibilidade de um inventário exaustivo, mas pretendemos elencar todos os conceitos-chave que aparecem de forma recorrente nas publicações mais representativas das três áreas em estudo.

Procederemos assim integrando as diferentes etapas que consistem em repertoriar, descrever, analisar e comparar os conceitos, na tentativa de oferecer uma fonte de consulta obrigatória a professores, alunos e demais interessados nestas áreas de pesquisa.

 

O Dicionário de expressões da memória social, dos bens culturais e da cibercultura: um lugar de memória

O Dicionário foi concebido para se tornar um lugar de memória incontornável para pesquisadores destas áreas e afins e dar conta dos seguintes objetivos:

1. situar os conceitos mais representativos e recorrentes na bibliografia especializada;

2. verificar as alterações de sentidos de tais conceitos de autor para autor e no processo de tradução, em grande parte do francês para o português;

3. apresentar um histórico da utilização dos conceitos, desde as primeiras aparições até a atualidade;

4. apresentar, em ordem alfabética, o conjunto de conceitos garantindo uma uniformidade na sua utilização em monografias, teses e artigos, com o objetivo de oferecer a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados um documento de referência inexistente até o momento;

5. fornecer, ao final de cada verbete, uma síntese crítica que, tendo sido elaborada por especialistas naquele campo específico do conhecimento, abre novas perspectivas de leitura e trabalho;

6. aportar rica e atualizada bibliografia sobre cada um dos aproximadamente 60 verbetes apresentados;

7. contribuir para o debate nas áreas da Memória Social, Bens Culturais e Cibercultura, apresentando matéria objetiva para seu melhor entendimento.

 

 

REFERÊNCIAS:

BAHIA, Márcio; MOSER, Walter; PEREIRA, Maria Antonieta, org. Filmes de (an)amnésia: memória e esquecimento no cinema comercial contemporâneo. Belo horizonte: ed. A tela e o texto/Fac. De Letras da UFMG, 2009.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Martins Fontes, 2006.

BERND, Zilá, (Org.). Dicionário de figuras e mitos literários das Américas. Porto Alegre: Tomo editorial e editora da UFRGS, 2007. 704 p.

__________, (Org.). Dicionário das mobilidades culturais; percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010.

BERND, Z; WEBER SANTOS, N. M. org. Bens culturais: temas contemporâneos. Porto Alegre: Movimento ; Canoas: Unilasalle, 2011. (Série Memória e Patrimônio 3.)

BOSI, Icléia. Memória e sociedade. São Paulo: Cia das Letras, 1994

COELHO, Teixeira. Diccionario crítico de política cultural. Cultura e imaginario. Trad. por. Ángeles Godínez. São Paulo: Gedisa, 2004. (Série Culturas.)

FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos; LOPES, Cicero Galeno; BERND, Zilá (Org.). Patrimônios memoriais: identidades, práticas sociais e cibercultura. Porto Alegre: Movimento; Canoas, RS: Centro Universitário La Salle, 2010. (Série Memória e Patrimônio ; 2)

GONDAR, & DODEBEI, Vera. O que é memória social? Rio de Janeiro: Contracapa, 2006.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. Rio de Janeiro: Centauro, 2004.

IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004. Col. Aldus, 19. 128 p.

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1990.

LE GOFF, Jacques et al. História e memória. Campinas: Unicamp volumes 1 e 2.

LOPES, C.G.; BRISOLARA, V.; BERND, Z., FRANÇA, M.C.; ADOLFO, G., orgs. Memória e cultura: perspectivas transdisciplinares. Canoas: Unilasalle/Salles, 2009. Série memória e patrimônio, 1.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris : Gallimard, 1997.

__________. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Estudos históricos. São Paulo: PUC, 1984.

RICOEUR, Paul. A Memória, a história, a esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.

__________. La mémoire saisie par l’histoire. Revista de Letras, Univ. Estadual Paulista, v. 43, n. 2, jul./dez. 2003. P. 15-28. (número especial sobre Memória e Literatura)