BLOG

Definição:

Ferramenta criada a partir da evolução da Web. Sua criação é controversa, mas usualmente a página de Justin Hall (1994) é apontada como a pioneira. A proposição do termo “weblog” (1997) de Jorn Barger foi posteriormente encurtada para “Blog”. Trata-se de um site cuja estrutura permite sua atualização rápida e simples, a partir de acréscimos por seu criador. O blog pode combinar texto, imagens, vídeos, áudio e links para outras páginas da rede. Possibilita a interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados. O blog é composto por artigos denominados “postagens” (posts) – forma substantiva do verbo “postar” – as quais são organizadas, em regra, de forma cronologicamente inversa na página, para que as informações mais atuais aparecem primeiro. Corresponde a uma evolução dos diários pessoais. Termos correlatos são “blogosfera” (ou o mundo virtual no qual se situa o blog, seus autores e seguidores) e “blogger”ou “blogueiro” (quem mantém e posta em um blog).



Histórico: o termo “blog” é uma contração de “weblog, inventado quando Peter Merholz desmembrou o nome original para formar a frase “we blog” (“nós blogamos”), em 1999. Contudo, foi depois que Evan Williams, do Pyra Labs[1], usando “blog” tanto como substantivo quanto verbo (“to blog” ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”) e aplicando-a em conjunção com o serviço Blogger, que se popularizou o termo. O desenvolvimento das ferramentas de produção e manutenção de artigos postados facilitara o processo de publicação, impulsionando a disseminação do formato. As principais inovações foram a criação do Permalink[2] (ligação permanente), que garantiu a cada publicação no blog uma URL[3] própria, permitindo referenciar publicações específicas; e os programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs, possibilitando troca de opiniões. Devido à facilidade de acesso, ao alcance da linguagem utilizada, ao baixo custo de armazenamento e, sobretudo, à possibilidade de democratização do uso das informações, consolidou-se como veículo de expressão. Se inicialmente propunha-se a ser um registro como um diário pessoal tornado público, seu uso tem sido cada vez mais diversificado, servindo tanto para construção de espaços didáticos, de memória ou de publicação de caráter jornalístico e/ou político. Dessa forma, possibilita grande meio de difusão de informações e opiniões, tornando-se importante ferramenta de arquivamento e disponibilização. Juntamente com as demais opções existentes na Internet, contribui para a reconfiguração das relações humanas no tempo, no espaço e na forma de suas interações sociais.

Comentários: três vieses importantes para a concepção de sua importância, nesse aspecto, decorrem da ideia de blog enquanto instrumento: (1) de armazenamento de informações; (2) de registro de valores/prioridades de determinado contexto histórico/cultural com base na interpretação dada pelos seus autores; e (3) de permanente fonte de rememoração coletiva, na medida em que as possibilidades de troca de memórias são ilimitadas. Constitui, assim, meio de alimentação de uma memória social dinâmica, organizada e democrática, na medida em que exclui os limites geográficos e sociais como requisito de identificação coletiva.



 

Autoria:
Aline Leal Fontanella

Referências
ARAÚJO, Dahiana dos Santos. Blog e memória: jornalismo e narrativas do eu configuradas em ambientes coletivos. Trabalho apresentado na Divisão Temática de Jornalismo, do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2009/resumos/R15-0602-1.pdf>. Acesso em 18 set. 2010.

CANAVILHAS, João Messias. A Internet como memória. Universidade da Beira Interior, Portugal. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-internet-como-memoria.html>. Acesso em: 18 set. 2010.

KOTTKE, Jason. It’s weblog not “web log”. Kottke.org. Disponível em: <http://www.kottke.org/03/08/its-weblog-not-web-log>. Acesso em 18 set. 2010.

WIKIPEDIA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog>. Acesso em 18 set. 2010.

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[1] Empresa pertencente ao Google, desenvolveu e criou o Blogger, um dos mais famosos serviços de criação de blogs da internet.

[2] Criado pelo Blogger, em 2000.

[3] Uniform Resource Locator (em português Localizador-Padrão de Recursos) é o endereço de um recurso disponível em uma rede (Internet ou rede corporativa) e possui a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso.

 

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