AUTOBIOGRAFIA

 

Definição:

(do grego, αὐτός-autos eu + βίος-bios vida + γράφειν-graphein escrita). Vida de uma pessoa escrita por ela mesma, é o gênero literário em que uma pessoa narra a história da sua vida. Trata-se de uma biografia escrita ou narrada pela pessoa biografada. A autobiografia é a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o autor procede ao levantamento de sua própria existência.


Histórico: Lejeune (1975, p. 14) define a autobiografia como “o relato retrospectivo que uma pessoa real faz de sua própria existência, quando a ênfase recai sobre sua vida individual, e em particular na história de sua personalidade”. Porém, em Literatura, o que se pode considerar como participante do gênero autobiográfico está preso mais ao modo criativo e por vezes até ficcional, com que a história de sua própria personalidade pode ser contada. O termo autobiografia tem sido utilizado comumente como sinônimo de “memórias”. O problema inicial que se coloca é em relação aos papéis do narrador e do protagonista, uma vez que quem narra é o duplo de quem age. O recorte temporal e espacial feito pelo narrador implica, desse modo, numa subjetividade tal que os fatos – por mais exteriores e históricos que possam parecer ao sujeito – são, ao fim e ao cabo, resultados de um filtro psicológico, no caso da literatura, estilizado, acerca do mundo. Se, por vezes, a autobiografia busca se apresentar como realidade, construção organizada do passado, tal apresentação é na verdade um embuste, uma vez que ela é a seleção pessoal de alguns fatos, apresentados sob a ótica parcial do narrador envolvido e comprometido totalmente com os personagens de sua história, de tal modo que o simples comparar dos fatos autobiográficos citados numa obra com a visão que outros tiveram do mesmo fato é suficiente para desmascarar a ideia de que a autobiografia é mais presa à realidade do que o romance ou outra obra de ficção.

 

Comentário: gênero literário que pode ser tanto em prosa como em verso, que consiste na narração da experiência vivencial do indivíduo, levada a cabo por ele próprio ou escrita com a ajuda de outro escritor. A autobiografia pode ter diferentes formatos, tais como: o diário, as memórias, dentre outros, podendo ainda ser literal ou contar com elementos ficcionais. O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor. Na atualidade, quando vive-se a chamada era biográfica em que o interesse na vida cotidiana das pessoas comuns bem como de famosas cresceu enormememte, muitas pessoas conhecidas do grande público (as ditas celebridades) que desejam atender a essa demanda na forma de autobiografia, mas não tem habilidade literária, utilizam-se de um profissional Ghostwriter (traduzindo literalmente, escritor fantasma) que escreve a biografia em tom autobiográfico de modo que a autoria passa a ser alegadamente da pessoa biografada. No entanto, autores consagrados escreveram suas biografias e deram consistência a esse ramo de atividade literária e, mais recentemente, acadêmica.


Autoria:
Ana Lígia Trindade

 

 

 

Referências
LEJEUNE, Philipe. Le pacte autobiographique. Paris, 1975.

LUNA, Jairo Nogueira. O autobiográfico como elemento de vanguarda em Primeiro Caderno de Poesia de Oswald de Andrade. Rio de Janeiro: Usina de Letras, 2005.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário