CONSUMO CULTURAL

Definição: Primeiramente, é necessária uma breve definição de “Cultura”, pois esta palavra é caracterizada por diversos significados. No entanto, para o termo em tela entenderíamos cultura como um meio de expressão e experiência de cunho artístico que ao mesmo tempo apresenta correlação com direitos e cidadania. Bourdieu (apud MÓNICA, 1973), analisava a cultura como de massa e superior. A primeira refere-se, segundo ele, a uma totalidade de obras artísticas sem tradição estética. Já a superior é vista como obras do passado ou mesmo contemporâneas, mas reconhecidas dentro desta tal tradição estética, ou seja, através da pintura e da literatura por exemplo.

A cultura de massa normalmente é propagada por meio do rádio, da televisão e atualmente pela internet. Em verdade, a diferença entre as duas culturas está relacionada apenas à qualidade e complexidade que se espera de uma obra. Já para Throsby (2001 apud DINIZ, 2009), a palavra “cultura” é empregada em uma grande variedade de sentidos, e normalmente de forma confusa, sendo que não existe, novamente, um consenso acerca de seu significado, assim, propõe que se distingam os dois principais usos do termo: o primeiro refere-se a um sentido antropológico ou sociológico mais amplo, relacionando-se às crenças, morais, costumes, valores e práticas comuns ou compartilhados por um determinado grupo social. Suas características são expressas por meio de símbolos como os sinais, os textos, a linguagem, a tradição oral e a escrita etc. Sua função principal é a manifestação da cultura dos grupos estabelecendo uma distinção entre eles.

O segundo uso do termo, consoante o autor, evidencia uma definição mais prática de cultura, isto é, salienta as atividades e produtos de acordo com os aspectos artísticos, intelectuais e morais da vida humana, ou seja, seria a manifestação da cultura através de produtos e serviços, mas por meio dos símbolos. A definição de consumo é mais popular, mas apresenta um cunho econômico que é o de adquirir mercadorias e serviços para a satisfação das necessidades humanas. Deste modo, a expressão consumo cultural destina-se ao consumo de bens culturais como livros, museus, diversos tipos de mídias entre outros. Estes agregarão informação, conhecimento e entretenimento. Diniz (2009) admite o consumo cultural como uma atividade capaz de gerar efeitos positivos tanto para o consumidor como para a sociedade em geral, quando tratar especificamente de bens e serviços culturais que envolvam a criatividade e o senso estético em sua produção.

Comentários: Importante salientar que cultura e lazer são termos distintos, mas constantemente utilizados como sinônimos. Poderíamos afirmar a seguinte premissa: há cultura sem lazer, mas não há lazer sem cultura.

Autoria:
Jeanine Bender de Paula

Referências

DINIZ, Sibelle Cornélio. Análise do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Brasil metropolitano. 2009. Disponível em: http://www.cedeplar.ufmg.br/economia/dissertacoes/2009/Sibelle_Diniz.pdf. Acesso: 01/12/2011.

MÓNICA, Maria Filomena. O Consumo Cultural e as classes sociais: um estudo exploratório. Análise Social, Vol. X (4.º), 1973 (n.º 40), pp. 827-844.

Novíssimo Dicionário de Economia. Disponível em: http://introducaoaeconomia.files.wordpress.com/2010/03/dicionario-de-economia-sandroni.pdf. Acesso: 30/11/2011.

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