MEMÓRIA E IDENTIDADE

Definição: a memória pode ser entendida como um processo de atividades relacionado a vivências. Para Izquierdo (2009), “Memória é a aquisição, conservação e evocação de informações”.

A aquisição se dá em função das experiências vividas e dentro de um contexto social, enquanto a conservação e a evocação estão relacionadas a lembranças. A capacidade que o ser humano tem de absorver essas experiências e transformá-las em informações torna-o um ser dotado de produção cultural. Momentos e atividades significativas são armazenados e mediante a estímulos são compartilhados. A conservação dessa memória dentro de uma comunidade passa pela valorização dos elementos que a identificam dentro e fora dela. Identidade é o que torna um povo único, é a afirmação de elementos culturais específicos dentro de uma sociedade, de uma comunidade. Portanto, para Pelegrini e Funari (2008) “[...] a identidade e a diversidade são indissociáveis”. Identificar-se é fazer parte, é incluir-se em um determinado meio, é criar vínculos de unidade, é agir em conformidade com determinados aspectos.


Histórico: as relações estabelecidas entre memória e identidade se baseiam no fato de que o memorável é único. A humanidade se subdividiu em comunidades, grupos, sociedades, que possuem determinadas características culturais, tais como: artísticas, de vestuário, gastronômicas, musicais, linguagens, símbolos… Essas características são amplamente difundidas entre a comunidade que as adotam; com o passar do tempo estas se confundem com os costumes de determinados povos. Consciente de sua diferenciação em relação a outras comunidades, o homem tende a se sentir parte integrante de um grupo específico e a valorizar suas atividades. É possível afirmar que um povo sem identidade não tem nada, pois suas características não possuem força para serem preservadas enquanto manifestações culturais. Como distinguir uma sociedade se ela mesma não sabe o que a diferencia das demais? Como falar em preservação de patrimônio sem classificar o que de fato a sociedade produziu? A afirmação de um povo enquanto ser dotado de capacidade cultural é manifestada pela identidade e conservada através da memória.

Comentário: a sociedade que absorve a cultura de outra não produz elementos que possam ser herdados por suas próximas gerações. A falta de identidade não fortalece as atividades de um povo e não gera atrativos que causem orgulho de pertencimento ao mesmo. A falta de dados de identificação faz com que o homem não defenda seu espaço por não se sentir parte dele. Sem identidade o homem perde a capacidade de diferenciar o que é memorável.

Autoria: Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo

Referências

DISTANTE, Carmelo. Memória e Identidade. In: Revista Tempo Brasileiro, v. 1. Rio de Janeiro: Colégio do Brasil, 1988.

IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.

PELEGRINI, Sandra C. A. e FUNARI, Pedro Paulo. O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.

 

Still quiet here.sas

Deixa um comentário