REALIDADE AUMENTADA

REALIDADE AUMENTADA

Definição/Histórico: Realidade Aumentada (RA) é uma área relacionada com a nova geração de interface do usuário, facilitando e potencializando as interações do usuário com as aplicações computacionais. Os sistemas de RA podem melhorar e enriquecer a visão e percepção que o usuário tem do mundo real e virtual. RA é uma variação da Realidade Virtual (RV).


As tecnologias de RV inserem completamente o usuário em um ambiente sintético. Assim, o usuário não pode ver o mundo real ao seu redor. Já na RA, o usuário percebe o mundo real, com objetos virtuais sobrepostos ou compostos. O ideal para a RA é parecer para o usuário como a coexistência do mundo real e virtual no mesmo espaço, similar ao efeito do filme Uma cilada para Roger Rabbit. Para Azuma (2001) um sistema de RA deve combinar objetos reais e virtuais em um ambiente real, funcionar de forma interativa e em tempo real e alinhar objetos reais e virtuais. A RA aplica-se a todos os sentidos humanos e proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento. Nesse sentido, ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real (KIRNER, 2005).

Comentário: a RA não depende de equipamentos de visualização, como monitor, projetor e óculos de RV, podendo ser usada em qualquer ambiente (fechado ou aberto), sendo, portanto, mais abrangente e universal que a RV. Por outro lado, tanto a RV quanto a RA podem ser usadas em aplicações individuais e em aplicações coletivas locais ou remotas, propiciando experiências colaborativas (SISCOUTTO, 2008). Como a convergência de mídias e a grande quantidade de informações disponíveis no universo da Internet, a RA surge como uma nova alternativa para organizar, apresentar e divulgar tais informações.

Autoria: Mozart Lemos de Siqueira

 

Referências

AZUMA, R. A Survey of Augmented Reality, Teleoperators and Virtual Environments, v .6, n.4, August, p. 355-385. 1997.

AZUMA, Ronald, et al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, nov.-dez., 2001.

KIRNER, Claudio; ZORZAL, E. R.; KIRNER, Tereza Gonçalves. Case Studies on the Development of Games Using Augmented Reality. In: IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics, 2006, Taipei – Taiwan , 2006.

KIRNER, Claudio; ZORZAL, E. R. Aplicações Educacionais em Ambiente Colaborativos com Realidade Aumentada. In: SBIE2005 – XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. v. I. Juiz de Fora. 2005.

SISCOUTTO, Robson; COSTA, Rosa. Realidade Virtual, Realidade Aumentada. Editora SBC, Porto Alegre, 2008.


Still quiet here.sas

Deixa um comentário