CIBERCULTURA

Definição:

A Cibercultura pode ser compreendida como um processo social complexo que permite a interação de indivíduos via diversas tecnologias de informação e comunicação, potencializada pela Internet. Segundo Lemos (2004), a cibercultura deve ser entendida “como a forma sócio-cultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com as convergências das telecomunicações com a informática, na década de 70”. Vários autores (LEVY, 2000) (LEMOS, 2004) (RÜDIGER, 2007) consideram que vivemos atualmente em meio à cibercultura, a qual é um conceito amplo e que permeia toda a sociedade contemporânea. Pode-se distinguir cibercultura da cultura contemporânea ao perceber que “mais que uma tecnocultura, a cibercultura representa um momento em que a tecnologia se coloca como questão essencial para toda a sociedade em todos os seus aspectos, dentro e fora da academia” (FELINTO, 2006, p. 3).



 

Histórico: no início do século XX o termo “cibernética” começou a ser usado devido à introdução de dispositivos computacionais, tendo sido utilizado em vários trabalhos pioneiros na Ciência da Computação como, por exemplo, Glushkov (1966). O termo “cibercultura” é relativamente novo e remonta à introdução e à popularização da informática, principalmente o final da década de 1970 e o início de 1980, sendo diretamente relacionado aos conceitos de cibernética e de ciberespaço. Rüdiger explicita a relação entre cibernética e cibercultura ao apresentar a seguinte definição para cibercultura: “conjunto de práticas e representações que surge e se desenvolve com a crescente mediação da vida cotidiana pelas tecnologias de informação e, assim, pelo pensamento cibernético e a civilização maquinística, apareceu como termo nos anos 1990” (RÜDIGER, 2007, p. 183). Lévy (2000, p. 17) indica que cibercultura é um neologismo para especificar “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem justamente com o crescimento do ciberespaço”. A popularização da Internet na década de 1990 popularizou os termos “ciberespaço” e “cibercultura”. Na década de 2000, popularização de dispositivos computacionais móveis conectados à Internet e das redes sociais na Internet tem permitido interações e socialização de informações em escala global e em tempo real. Ao longo dos anos, essa possibilidade de comunicação via Internet, em diferentes formatos tanto de forma síncrona quanto assíncrona, vem influenciando diversos aspectos culturais e sociais ao longo do mundo, mesmo considerando-se a exclusão digital. Muitas pesquisas de caráter interdisciplinar sobre cibercultura vêm sendo realizadas ao longo dos últimos anos, permanecendo Lévy como referência.



 

Autoria:
Patrícia Kayser Vargas Mangan

Referências

FELINTO, Erick. Os Computadores Também Sonham? Para uma Teoria da Cibercultura como Imaginário. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v.2, n.15, p.1-15, julho/dezembro 2006.

GLUSHKOV, Viktor M. Introduction to Cybernetics. New York: Academic Press, 1966.

LEMOS, André.  Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea.  2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da Cibercultura. 2. ed. Porto Alegre: Sulina. 2007.

 

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