REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

Definição/Histórico:

A expressão “representações culturais” surge vinculada ao desenvolvimento dos estudos ligados à história cultural que tem o historiador Roger Chartier, vinculado à atual historiografia da Escola dos Annales, como um dos maiores teóricos. Seus estudos sobre representações e práticas sugerem que as representações culturais são esquemas intelectuais que têm como intenção dar significado ao presente, inteligibilidade ao outro e deciframento do espaço contíguo, agregando classificações, divisões e delimitações orientadoras da apreensão do mundo social. Enfim, são os parâmetros a partir dos quais a realidade social é construída, pensada, dada a ler. Construídas como universais são, porém, determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam. A essência da obra de Chartier, no que diz respeito às representações, é como as pessoas se apropriam delas e constroem novas percepções.

Comentário: compreendemos que o conceito de representações culturais não apresenta-se consolidado e é, em muitos casos, usado sob a concepção de representações sociais.

Jeanine Bender e Maria Cristina Caminha de Castilhos França

Bibliografia

CHARTIER, Roger. História cultural entre práticas e representações. Trad. por Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Trad. por Sonia Coutinho. 2. ed., Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

PESAVENTO, Sandra Jathay. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.