PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Patrimônio Histórico constitui o conjunto de edificações, seus pertences e o meio em que está inserido cuja coesão e valor são representativos de gerações passadas, portanto, são reconhecidos do ponto de vista histórico, estético, sócio-cultural, arqueológico e arquitetônico. O conceito tradicional de patrimônio histórico que se faz presente, inclusive nos dicionários, no remete a ideia simplista de conjunto de bens culturais.  No entanto, o patrimônio histórico não pode ser analisado e interpretado a partir da concepção de patrimônio como conjunto de objetos do passado que são oficialmente reconhecidos. Poulot (2008, p. 28) afirma: “hoje o patrimônio se confunde com a herança cuja presença constatamos ao nosso redor e reivindicamos como nossa, prontos a intervir diretamente a fim de assegurar a sua preservação e inteligibilidade”. A partir das palavras de Poult é possível observar que se trata de um conceito mais complexo. Tal complexidade também é apresentada por Camargo que se refere ao patrimônio como conjunto de símbolos. Nesse caso, a complexidade se revela através do simbolismo e da necessidade de interpretação e compreensão desse simbolismo.

Histórico: a noção de patrimônio histórico, de acordo com Rodrigues (2005, p. 16), iniciou no século XVIII na França quando o poder público passou a adotar medidas de proteção a monumentos de valor histórico para a nação. A criação de patrimônios intensificou-se durante o século XIX e serviu de referência para projetos políticos de unificação de territórios e nações. No século XX, o patrimônio histórico passou a ser valorizado como fator de memória da sociedade, em especial, a partir dos anos 70. No Brasil, a preocupação com o patrimônio histórico iniciou nos anos 30 com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) hoje denominado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Comentário: o patrimônio histórico é revestido por redes de significados e inclui relações de poder intrínsecas à própria construção do patrimônio. É um testemunho tangível da diversidade cultural, religiosa e social da humanidade. Em qualquer sociedade o patrimônio é sempre o produto de uma escolha e resulta da seleção de elementos. Por isso, alguns são privilegiados e outros passíveis de esquecimento ou até de destruição. O patrimônio histórico é produto da coletividade, ou seja, uma construção social. Sendo assim, todo o cidadão tem o direito e o dever de preservá-lo como alternativa de resgate de sua memória e de sua identidade.

Alexsandra Fachinello e Andrea Cogan.

CAMARGO, Haroldo Leitão. Patrimônio histórico e cultural. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2002.

GARBINATTO, Valeska. Ensino de história e patrimônio histórico: pontes para a construção da memória e da cidadania. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 37-48, jan/jul. 2000.

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico? 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

POULOT, Dominique. Um Ecossistema do Patrimônio. In: RODRIGUES, C. S.; GRANATO, M.; BEZERRA, R. Z. e BENCHETRIT, S. F. (orgs). Um olhar contemporâneo sobre a preservação do patrimônio cultural material. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2008. 26-43p.

RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: FUNARI, P. P.e PINSKY, J. (orgs). Turismo e patrimônio cultural. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. 15-26p.