Arquivos da Categoria: Ana Lúcia Marques Ramires

PÚBLICOS CULTURAIS

Definição: Gostos e práticas, ligados à criação artística (em sentido restrito). Segmentos sociais que buscam diferentes bens e serviços nas áreas de comunicação, lazer e entretenimento (em sentido amplo).  Grupos sociais heterogêneos que se relacionam com produtos culturais, de acordo com a faixa etária, classe, tipo de interesses ou conhecimentos, etc.   Histórico/Comentário: na Grécia clássica público significava a população da cidade-estado. Jürgen Habermas chamava de público, as pessoas que freqüentavam cafés e restaurantes, lugares onde eram debatidas as principais … Continue lendo

POLÍTICAS PÚBLICAS

Definição: Para Filho (2005) são posturas do poder público frente às demandas sociais. Para Souza (2006) são formas adotadas pelo Estado de como devem ser empregado o dinheiro público; estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.   Histórico: os fundadores da área de políticas públicas foram: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e D. Easton. Laswell (1936) (SOUZA, 2006). Na Europa a área … Continue lendo